Você sabe quando perdeu ou está perdendo um cliente?

Você sabe quando perdeu ou está perdendo um cliente?

Reter clientes

Estudo mostra que o custo para conquistar cliente é 7 a 8 vezes mais alto do que manter um existente, portanto, perder um cliente que entrou no estabelecimento significa não só perder dinheiro como também estar gastando dinheiro.

Mas como saber que estamos perdendo clientes?

Nos dias de hoje isso é simples e barato, com pouco investimento em tecnologia, podemos conversar sem custo, gostamos de aprender.

Outro aspecto importante é humanizar o atendimento, essa é realmente a força do empreendedor.

A percepção de que um cliente está nos abandonando é fundamental para sobrevivência, hoje grandes varejistas mostram isso todos os dias, eu recebo mensagens do UBER, Pão de Açúcar, BIG, entre tantos outros que investem em reter clientes.

Para o pequeno empreendedor, cada cliente perdido é muito mais que a perda de receita, significa reduzir a sobrevivência.

Quando falamos da tecnologia para entender quando o cliente está nos abandonando, podemos até pensar que é cara e custosa, grande engano, com soluções simples, poderemos identificar e agir.

 

Vou dar alguns exemplos pessoais, afinal sou um consumidor:

  • Pizza – todos comemos, mas eu nunca fui procurado por uma pizzaria delivery que comprei uma vez e nunca mais, eles nem se preocuparam pela razão, acho que eles não necessitam do meu dinheiro.
  • Pão artesanal – entrei uma vez em um local ao lado de casa e nunca mais voltei, mais um empreendedor que despreza o meu dinheiro.
  • Cabelo – durante anos cortei no mesmo local, parei de ir, nunca me procuraram para saber da minha ausência. 
  • Pet – mudo de local onde dou banho no meu cachorro e não sou procurado para saber o motivo.

 

Existem outras iniciativas possíveis quando você conhece seu cliente:

  • Frequência – mesmo que o seu cliente não te abandone ele pode por vários fatores mudar a frequência, porque não lembrá-lo que que está chegando a hora de voltar.
  • Prêmio – faça diferente do mercado, controle você os benefícios de um cliente fiel, quando chegar a hora, entre em contato e dê a ele um bônus.

Com um investimento pequeno é possível, sem sofisticação, é possivel atuar na retenção de clientes, mas sem excesso de tecnologia, o cliente gosta de tratamento humano.  

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