Em 2007 fomos contratados para criar um website de mídia equestre, o www.clubedohipismo.com.br, que hoje alcança mais de 3,6 milhões de acessos, depois não paramos mais de criar.
O desafio ao longo dos anos foi atualizar o ambiente com as evoluções tecnológicas, que foram muitas e, de certa forma, poderiam simplificar nossa vida. No entanto, muitas variáveis foram sendo incorporadas e, principalmente, muita atenção na proteção contra os ataques de hackers aumentou nosso trabalho constante.
Ao mesmo tempo, as redes sociais foram evoluindo. Começamos prestando serviços no Orkut e no Google Plus, mas ambas as plataformas já não existem mais. Gradativamente surgiram outras plataformas, cada uma com seus desafios, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Flipboard, YouTube, WhatsApp, Chatbot, Google Meu Negócio e TikTok, todas consumindo conteúdo de maneiras diferentes.
Com o Clube do Hipismo, os desafios foram a nossa forma de aprender.
Chegaram os smartphones e não bastava apenas ter um website responsivo (*) para uso em celular. Era necessário ter uma versão diferente e mais simples para a mídia móvel, afinal, é apenas notícias com inserções constantes, e assim fizemos.
Quando se presta esse tipo de serviço, especialmente para clientes leigos em tecnologia, o cliente necessita de quase tudo: plataforma e infraestrutura, emails e atualizações constantes, segurança, backups, etc. Nesses aspectos, usamos a UOL. Nossa atuação com outras tecnologias fornecidas a eles nos permitiu ter uma parceria de “duas vias”, onde, em caso de problemas, temos um canal direto, o que beneficia muitos os nossos clientes.
Ao longo do tempo deixamos de conquistar muitos clientes porque não gostamos de fazer errado. Queremos clientes de longo prazo, como www.arybotas.com.br, com quem trabalhamos desde 2007 também.
Ary Botas é um exemplo de simplicidade que deu certo. Tivemos com ele todas as dificuldades de evolução como com o Clube, mas é um negócio de um artesão que necessita de um “endereço virtual” (website) onde seu cliente e prospects possam ver um pouco do seu trabalho e entrar em contato. É um conceito simples que funciona.
Entender que tipo de tecnologia o cliente necessita e encontrar o equilíbrio entre custo x benefícios não é apenas dar preço, esse é o desafio que nos impusemos e acreditamos ser a forma de encantar o cliente.
Hoje em dia, muitas pessoas acreditam que ter uma página em uma rede social é suficiente. De certa forma, isso é como alugar um quarto dentro da casa de outra pessoa. No entanto, quando a rede social fecha, como aconteceu com o Orkut e o Google Plus, tudo o que foi criado é perdido.
Eu costumo orientar as pessoas a terem seu próprio endereço na internet, ou seja, um website próprio. A partir dele, é possível propagar conteúdo para as plataformas de redes sociais. Dessa forma, não se perde todo o trabalho realizado e, mais importante ainda, os motores de busca sempre irão apontar para o seu site. Assim, as pessoas que procuram pelo seu conteúdo poderão encontrá-lo facilmente, independentemente de seguirem ou não suas redes sociais.
(*) Website responsivo é um site desenvolvido de forma a se adaptar a qualquer dispositivo que o acesse, seja computador, tablet ou celular. Essa é uma solução ideal para muitos casos, porém, infelizmente, alguns desenvolvedores pouco éticos não a utilizam e acabam induzindo o cliente a criar um aplicativo com um custo muito maior e restrito.