Categories: Artigos

O problema do pequeno varejo é pensar pequeno

Comece a praticar empatia, dê ao seu cliente o que você gostaria de receber, cative.

Fui comer no Subway (grande rede de alimentação) e ao encerrar minha compra a pessoa do caixa me perguntou: quer participar do nosso programa de fidelidade é só dar seu telefone.

Fiquei feliz, pois o sistema é exatamente igual ao Especial Você que foi criado para o pequeno e médio comerciante a um baixo custo.

Bom, minha motivação durou pouco, em seguida fui falar com um pequeno restaurante e veja o que ouvi:

Olha já pensamos nisso, pensamos em colocar o cartãozinho com carimbo.

Questionei o porque e as respostas foram:

. A assim o cliente esquece o cartão e não necessitamos carimbar sempre

. A pessoa do caixa não sabe pegar o telefone do cliente

. A porque dar uma refeição de graça se ele come sempre aqui

Enquanto grande parte do varejo se preocupa com conhecer o cliente, cativar, ter o máximo de informação sobre o consumidor, o pequeno não sai do quadrado e veja não é o primeiro que nos fala sobre isso.

Um programa de fidelidade não é para dar é para receber, enquanto o comerciante pensar que ele está dando ele estará fadado a ser comido por um grande.

Não adianta se preocupar quando as vendas começarem a cair, nesse momento você não estará preparado para atuar.

O programa de fidelidade, em primeiro lugar, serve para fazer você conhecer seu cliente, o mais fiel, a sazonalidade, a frequência, porque parou de comprar de mim e assim vai.

Pense, se você tivesse que fazer algo hoje para promover seu negócio quem e como você faria ou convidaria.

Pense bem, imagina você entrar em um estabelecimento, comprar ou comer e no momento de pagar a conta a pessoa do caixa lhe dizer: olha, você não necessita pagar seus pontos cobrem esse gasto. Olha e você nem sabia disso.

Comece a praticar empatia, dê ao seu cliente o que você gostaria de receber, cative.

Especial Você existe para te ajudar.

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

Share this content:

Marco Vidal

Recent Posts

Qualquer negócio necessita entender o comportamento dos seus clientes

Qualquer negócio necessita entender o comportamento dos seus clientes, trabalhar para cativá-los, reter os melhores,…

3 meses ago

Resultado dos motores de pesquisa muito mais que redes sociais

Quem faz pesquisas na internet em busca de produtos ou serviços geralmente é para comprar…

9 meses ago

Você sabe quando perdeu ou está perdendo um cliente?

Estudo mostra que o custo para conquistar cliente é 7 a 8 vezes maior do…

3 anos ago

Por que é tão difícil o pequeno empreendedor entender o uso de tecnologia?

Ou melhor, porque o pequeno gasta tão mau o dinheiro em TI. Essa resposta eu…

3 anos ago

O futuro do varejo, ou melhor, o presente

FIDELIZAR sempre foi o nosso foco, conhecer o seu cliente e cativar, nossa visão é…

4 anos ago

Quem não se reinventar vai morrer, não pelo vírus, mas pelo mercado.

Que estamos vivendo uma transformação na forma de como todos iremos nos comportar quando tudo…

4 anos ago