Já há algum tempo venho falando sobre a importância dos dados, o que na verdade é o conhecimento dos seus clientes e a base do Especial Você, porque é através das informações disponíveis que as decisões serão tomadas, e quem tiver será mais ágil.
O empreendedor informal, o prestador de serviços, a lojinha devem estar se perguntando: e eu com isso?
Na verdade, muito, pois cada centavo conta e perder cliente ninguém quer.
Exemplo 1: vou dar um exemplo simples e uma loja
Eu tenho duas impressoras quebradas, ou mando arrumar ou compro outra.
Como alternativa, tenho ido imprimir páginas na lojinha (papelaria) em frente minha casa.
Considere que meu volume de impressão é pequeno, portanto se eu fizer um ROI (retorno sobre o investimento) posso identificar que gastar R$ 30 por mês na papelaria é mais econômico que comprar uma impressora e depois os cartuchos de tinta.
Bom, se a papelaria tivesse a plataforma de pontuação, fidelidade e relacionamento, a essa altura já poderia avaliar meus dados e me convencer a continuar gastando meus R$ 30 com eles.
A verdade é, hoje eles nem sabem o meu nome, e o porquê vou lá, perdem a oportunidade de me colocar dentro da loja e vender mais.
Exemplo 2: um empreendedor informal
O empreendedor publica constantemente produtos de vestuários a preços convidativos no Facebook, tem qualidade e o mundo feminino é ávido por comprar, bom, bonito e barato em especial nessa crise.
Por outro lado, ele não tem um controle sobre quem está comprando, dados como tipo do produto que vem sendo comprado, idade, altura, etc.
Com uma plataforma de pontuação, fidelidade e relacionamento, é possível saber quem, quando e o que, fazer pesquisa de preferência e produtos desejados, além de incentivar o mais importante, a indicação boca a boa, tudo motivado pela conquista de pontos.
Exemplo 3: prestador de serviços
Essa vem de um salão de beleza, mas vale para qualquer serviço.
Saber quem são os clientes, o tipo de serviço que compram, dar qualidade, e usar uma plataforma de pontuação, fidelidade e relacionamento, acumulando pontos e pontuando também para cada novo cliente indicado pode ser o diferencial.
Aqui o fundamental é conhecer os clientes mais fiéis pois são eles que pagam a conta e mesmo na crise podem diminuir a frequência, mas continuam vindo.
O fato de compartilhar esses artigos é para mostrar que muita coisa está acontecendo, o empreendedor está focado no dia a dia e nós EV podemos fazer esse trabalho de DADOS apoiando o seu negócio, incluindo um trabalho junto a redes sociais.
Veja o artigo original: “Dados: ouro de estratégias da nova economia”, fonte COMPUTERWORLD
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